quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vivência na EMEF Mão Cooperadora

Vivência na EMEF Mão Cooperadora
No dia 18 de junho Mestre Tigrão fez uma vivência na creche onde estuda seu neto Pedro.  Participaram nesta vivência alguns alunos de capoeira do Projeto Pequeno Príncipe, de Parelheiros e também algumas crianças das aulas de capoeira do Joerg Bruder.
Eles apresentaram a dança do maculelê, uma dança brasileira de origem indígena e negra e também jogaram a capoeira, uma dança também brasileira, criada no tempo do Brasil colonial.
 Mestre Tigrão explicou sobre o berimbau primitivo e também a inovação, que é o berimbau ecológico. Apresentou também os outros instrumentos como pandeiro e atabaque, enriquecendo o universo cultural das crianças que participaram e assistiram a vivência.
Confira no vídeo.  
 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Regiane nova Mestra da PUC com tese sobre a Corrente Libertadora


No ultimo dia 13 de junho, na Pontificia Universidade Católica (PUC-SP), foi apresentada a dissertação de mestrado de Regiane Luzia Lopes, que há muitos anos é aluna e importante colaboradora da Associação Cultural Corrente Libertadora. 
O excelente trabalho de Regiane, com o tema: “Capoeira é Liberdade! A Experiência político-cultural da Associação Cultural Corrente Libertadora em São Paulo (1976-2004)” obteve a nota máxima, elogiado pela banca e muito apreciado pelos presentes, que se emocionaram com o resgate da história da entidade, a construção da sua ideologia, a resistência política e com o registro dos relatos das experiências dos seus fundadores e alunos.
A metodologia desenvolvida pelo Mestre Tigrão e seu importante trabalho na utilização deste instrumento pedagógico para a inclusão  social também fazem parte da dissertação de Regiane.
A apresentação também foi enriquecida com comentários sobre questões problemáticas atuais da capoeira, suas transformações e atualizações, que preservam-na enquanto cultura popular.
Após a defesa da tese,”rolou” até uma capoeira, na frente da PUC, veja o vídeo anexo.
Cabe a Associação Cultural Corrente Libertadora agradecer “de coração” a Regiane pelo seu trabalho, admirar todo o seu empenho para esta conquista, sempre na capoeira, instrumento de luta pela vida!
As pessoas que se interessarem em conhecer esta dissertação podem recorrer diretamente a PUC e também apontamos o email de Regiane:
regiane.historia@gmail.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mestre Tigrão visita a academia de Mestre Pinatti

                                   Renato,Mestre Tigrão,Mestre Pinatti e Silvio

Dia 1 de Junho uma Quarta-feira, Mestre Tigrão fez uma visita ao Mestre Pinatti em sua academia na Rua Vergueiro , é uma academia simples e muito aconchegante, Mestre Pinatti foi o mestre que formou o fundador da Associação Cultural Corrente Libertadora Mestre Mauricio que infelizmente veio a falecer em 2005, mas na academia de Pinatti tem as fotos de todos os seus formados inclusive de Mestre Mauricio, mestre e irmão de Mestre Tigrão, Mauricio foi formado em 1977 por Pinatti .
                                  Quadro de formados de Mestre Pinatti
                                    No ano de 1977 Mauricio se torna Mestre

Mestre Mauricio é o ultimo do quadro de blusa branca na linha do meio

Corrente Libertadora participa do Fórum de Desenvolvimento Social e Econômico da Zona Sul

O Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Zona Sul de São Paulo reuniu mais de 350 pessoas


Na primeira fileira lá estava um representante da Corrente Libertadora, para debater assuntos para melhoria da nossa comunidade.


Na última terça feira dia 30 de maio, realizou-se o segundo encontro do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social das regiões de Campo Limpo, M Boi Mirim, Jd. São Luiz e Capão Redondo na AABB-Associação Atlética do Banco do Brasil, onde se reuniram mais de 350 munícipes da Zona Sul da Cidade de São Paulo .
Segundo o censo habitacional realizado em 2000, Capão Redondo, sub região de Campo Limpo, registrou uma população de 240.793 habitantes. Em 2009, MBoi Mirim e Jardim São Luiz tinham uma estimativa de 248.722 e 269.244 habitantes respectivamente. Transportados para os dias atuais, as regiões somam mais de Um Milhão e Duzentos Mil habitantes com enormes deficiências de acessibilidade, moradia, transporte, educação, saúde além de uma grande demanda de processos na área judicial, o que demonstra a necessidade urgente de construção de um novo Fórum para as regiões.


Secretário Municipal de Esportes Bebeto Haddad


O Secretário Municipal de Esportes Bebetto Haddad, explicou que em sua gestão, a Secretaria Municipal vem desenvolvendo políticas e projetos voltados para o ensino fundamental, com ações que visam o apoio psicológico, médico e dentário dentro do melhor que a medicina desportiva tem nos dias de hoje, para que, segundo suas palavras, essas crianças tenham um futuro de qualidade, como atletas.
Haddad disse que hoje, a prefeitura dispõe de vários eventos esportivos fazendo assim uma integração social ágil e espontânea. Relatou que em um só final de semana a Secretaria promoveu mais  de 300 atividades esportivas, além da já conhecida “Virada Cultural Esportiva”, frisando que “...hoje,  a meta da secretária é democratizar o esporte o para o cidadão  da cidade de São Paulo.”  Apresentou também iniciativas realizadas pela a Secretárias de Esportes da Prefeitura, que colocou à disposição da direção e da coordenação do Fórum de Desenvolvimento para que juntos, a prefeitura e o Fórum possam realizar juntos convênios e assim democratizar mais o esporte na periferia da  Zona Sul, da cidade de São Paulo.
O Secretário Haddad ressaltou que a atuação do Deputado Federal do PT Vicente Cândido em promover o Fórum traz a possibilidade de uma resposta rápida aos anseios dos munícipes daquela região, relembrando que o Deputado propôs  há algum tempo, fosse criada  no bairro do Campo Limpo, uma praça que oferecesse à toda a população, eventos esportivos 24 horas ininterruptas, criando assim, uma unidade no conceito de cidadania através do esporte.
O secretário ressaltou também que, através da parceria promovida pelo encontro das entidades do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social das regiões de Campo Limpo, M Boi Mirim, Jd São Luiz e Capão Redondo a Prefeitura na região da Zona Sul de São Paulo junto com políticos e entidades organizadoras, buscando uma gestão participativa de iniciativas concretas e de vontade pública, juntamente com a Secretaria e a população local  irão finalmente  firmar uma parceria que não só beneficiará a população como também trará a estabilidade de uma política social voltada ao desenvolvimento local. E finalizou parabenizando o Deputado Federal Vicente Cândido, pela oportunidade para a região através  da criação deste fórum, promovendo a parceira com a prefeitura através da Secretária de Esportes .

Para o Rapper e escritor Ferréz,  a importância do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social das regiões de Campo Limpo, M Boi Mirim, Jd São Luiz e Capão Redondo é que, além da cobrança de uma política pública, tanto a população como as entidades organizadas e os políticos presentes apresentaram pela primeira vez, propostas concretas que vão de encontro com a realidade da região.
E ressaltou “... nós estamos buscando mudanças. Não só o desenvolvimento financeiro como também o desenvolvimento de políticas públicas .”
Finalizou dizendo:   “ ... o mais importante é que o Fórum está transcorrendo em uma época não eleitoral, em que a população realmente está participativa na busca de soluções”.


Segundo Priscila Casale, presidente da UMES- União Municipal dos Estudantes Secundaristas, para a região da zonal sul hoje com mais de 400 escolas públicas, um fórum desta magnitude é importante porque debate as demandas da região. Finalizou sua exposição dizendo que “ ... hoje a juventude pode estar presente e apresentar os seus anseios para o poder público, comunidade e sociedade e nossa expectativa é que todos juntos consigamos  a buscar de melhorias para a região e para nossa cidade como um todo...”
Para o vereador do PT Alfredinho, que também fez parte da mesa diretiva dos trabalhos, a construção de fóruns como este é fundamental pois, a população unida traz a conquista efetiva de muitas reivindicações que por vezes o poder público tem dificultado. Este é o caso concreto do Metrô para a região do bairro de M Boi Mirim onde o governador Geraldo Alckimin, através de fóruns como este, conclamados pela população, trouxe efetivamente uma mudança da ação governamental.

Já o Deputado Federal Vicente Cândido esclareceu que, com mais de 37 anos de vida na comunidade do Campo Limpo e região, esta é a primeira vez que vê um debate que busca uma política de educação, uma política  de saúde e uma política desportiva efetivamente ligada à realidade da comunidade local .
Vicente Cândido encerrou dizendo que o cidadão tem que ser participativo e, através de debates deste tipo, onde há organização através de projetos de real sustentabilidade e viabilidade financeira , como os apresentados pelas entidades da UMES, do Instituto 1DASUL,  da OAB - Seccional Santo Amaro e da UNASP, o cidadão poderá obter propostas concretas e planejadas,  é será  possível trazer recursos para a população e a região da zona sul da capital paulistana.


texto retirado do site: http://www.questaodejustica.com.br/