sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Conversa com o prefeito sobre as demandas da Corrente Libertadora


A Corrente Libertadora foi convidada a estar num bate papo na roda de conversa com o prefeito Fernando Haddad, no dia 21 de Janeiro uma sexta feira.Estavam representando a A.C. Corrente Libertadora Renato Freitas e Jesse Roschel.

       Texto de Renato Freitas:

"Para mim é uma grande satisfação apresentar para todos a proposta e o grande trabalho desenvolvido pela Corrente Libertadora, aliás... sou um dos frutos dela, são 42 anos de existência e resistência. Essa missão de representar a entidade é uma grande responsabilidade, apresentar um breve resumo do trabalha que é feito aos nossos servidores públicos, o prefeito, sub-prefeito e vereadores ali presentes estão para servir os munícipes, os salários são pagos com o dinheiro do povo, e fico muito feliz por ter essa abertura de escutar a comunidade, chamar para conversar, até tivemos uma visita do sub em nossa sede, isso me faz refletir que estamos caminhando para o progresso, entender as demandas e procurar soluções, assim falei um pouco do que trabalhamos e também nossas dificuldades, pedi um apoio para que possamos melhorar nossas estruturas, para que possamos atender com melhor qualidade os munícipes. Assim o prefeito se dispôs a ajudar no que for preciso, devemos procurar o sub prefeito Laércio que ele dará esse suporte, e também disse que mesmo em meio a crise, conseguiram dobrar o orçamento da cultura que era de 1% e agora foi para 2%, e que as ações culturais são muito importantes para o lazer, para ações sócio educativas, entre outras."

Assim, logo em seguida o prefeito e sua comissão foram até o Centro Esportivo Joerg Bruder para a inauguração de um dos projetos do programa Hora Certa.

Reunião na Biblioteca Belmonte

A reunião aconteceu no dia 20 de Janeiro as 14 horas na biblioteca Belmonte, reunião esta organizada pelos coletivos culturais de Santo Amaro para que se pudesse ser discutidas novas ações culturais, estavam presentes alguns jovens monitores culturais, o pessoal do Paço Julio Guerra e Cora Coralina, pela Corrente Libertadora estava a voluntária Laura Carvalho.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

464 anos de Santo Amaro

Na sexta feira dia 15 de Janeiro, a Corrente Libertadora participou junto aos coletivos de cultura de Santo Amaro da  comemoração do aniversário de 464 anos do aniversário de Santo Amaro, que é 2 anos mais velho que São Paulo.
Estavam presentes o pessoal das casas de cultura Paço Júlio Guerra, Casa Cora Coralina, Manuel Mendonça e também as bibliotecas Belmonte e Prestes Maia entre outros coletivos.
A atividade de capoeira foi realizada em frente a Casa Amarela (Paço Júlio Guerra), contando com a belíssima participação das mulheres.
O pequeno Ryan mostrando sua habilidade voando na foto.
Foi feita também em seguida a atividade do maculelê onde o povo que parou pode vivenciar um pouco da dança dos bastões
O pessoal reunido durante o evento, e o povo que por ali passava sempre parando para ver as novidades que tinham por ali.
Visão de dentro do Paço Júlio Guerra
Nelson Triunfo trouxe toda sua equipe, onde tinha B.Boys, B.Girls, Beat Box, entre outros artirtas com modalidades como Krump, Pooping entre outras.
O pequeno Ryan mostrando sua habilidade na rima do Funk com seu vulgo de Ryanzinho do Capão.
Dentro do Paço Júlio Guerra uma brincadeira de capoeira com os integrantes da Corrente.
Pedro, Renato e Tigrão na Praça Floriano Peixoto
Nelson Triunfo interagindo com o pessoal da Corrente Libertadora.
Mestre Tigrão foi convidado a tocar no trio do Escurinho do acordeon.



sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Reunião do aniversário de Santo Amaro

A reunião foi organizada na Sub Prefeitura de Santo Amaro, foram feitas 3 reuniões dia 6, 11 e 14 de Janeiro, para organizar a festa do dia 15 de Janeiro em comemoração aos 464 anos de Santo Amaro, nessas reuniões estavam presentes diversos coletivos culturais entre eles, Paço Julio Guerra, Biblioteca Preste Maia, Biblioteca Belmonte, Casa Cora Coralina, Casa Manuel Mendonça, Sesc Santo Amaro, os jovens monitores culturais, e a Corrente Libertadora representada pelo Vinicius, Renato e Tigrão.
O novo Supervisor de Cultura de Santo Amaro Nelson Triunfo estava na articulação, também estava presente a Claudete da Comunicação e o Sub Prefeito também estava na reunião, participação esta muito importante para o evento, mostrando uma participação efetiva e diferenciada.

Ceia Inclusiva

No dia 17 de Dezembro aconteceu a "Ceia Inclusiva" atividade em parceria com a Casa Amarela - Paço Julio Guerra e Paróquia Santa Edwiges.
Era uma quinta feira mesmo em meio a reforma foi possível acontecer essa comemoração de Natal.
Foram convidados para um jantar os residentes de Santo Amaro, a Corrente Libertadora junto a casa Amarela desenvolve diversas atividades onde são trabalhadas atividades culturais, e temos um grande numero de pessoas em situação de rua.
Foi oferecida uma ceia farta, com jantar e frutas.
Aos poucos as pessoas foram chegando e quem estava passando ficava curioso e também era convidado a entrar.
As mulheres se preocuparam com a decoração e enfeitaram a Sede da Corrente Libertadora com bexigas e balões.
Foi feito um momento de reflexão durante as ações de cada um durante o ano, e as expectativas para o próximo ano, assim cada um de forma simbólica soltaram os balões para que seus pedidos fossem  as alturas, e cada um no que acredita esses balões pudessem chegar com seus desejos.
E assim foi nosso Natal comemorado com o coletivo de parceiros e pessoas que frequentam as atividades culturais.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Comemoração dos associados

No dia 20 de Dezembro os associados se reuniram na sede da Corrente Libertadora para dar boas vindas a pequena Irís, mesmo em meio a reforma uma semana após o batizado e troca de cordões os associados se reuniram para comemorar com a presidente Clemilda esse grande momento.
Assim como consta no estatuto da associação, a promoção de mobilização e organização de seus associados, objetivando a melhoria da qualidade de vida, é um dos principais objetivos o crescimento pessoal de seus associados. 
Em especial essa grande guerreira Cléo que assumiu a presidência da associação, sendo voluntária e mesmo com as limitações que as gestantes acabam ficando, ela se esforça na correria de documentos e questões burocráticas da entidade, assim como Dandara, Maria Bonita, e outras grandes guerreiras anonimas que foram mostrando sua garra e coragem, assim conquistando o espaço na sociedade, a Corrente Libertadora tem muita gratidão por ela e toda a equipe que está junto no dia a dia, e fica feliz em ter mais um bebê para alegrar a entidade. 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Capoeira no SASF Vila Andrade e Projeto Ciranda

O oficineiro Renato desenvolveu oficinas de capoeira com a metodologia utilizada pela Corrente Libertadora no SASF Vila Andrade nos dias 16 e 22 de Dezembro, o SASF é o Serviço de Assistência Social a Família e oferece ações socioeducativas que visam o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, a garantia dos direitos, o ganho da autonomia, o acesso à rede sócio assistencial e o desenvolvimento humano como um todo, e a capoeira desenvolvida através do método criado por Mestre Tigrão contribui para o desenvolvimento dos participantes em diversos aspectos.

No dia 17 de Dezembro a oficina foi no Projeto Ciranda.



Batizado e troca de cordões 2015

Chegou o grande momento para os associados da Corrente Libertadora, no dia 13 de Dezembro tradicionalmente no segundo domingo do mês de dezembro é realizada a grande festa do Batizado e troca de cordões, onde os praticantes dessa cultura tão rica e linda que é a capoeira recebem sua graduação conforme o seu desenvolvimento pessoal. A Corrente Libertadora atua nas periferias com seus oficineiros instrutores em diversos pólos, como: Vila Fundão, Ocupação Plinio Resiste, CCA Irmã Agustina, A.C. Pequeno Principe, A.Piracuama e adjacências, e os outros CCA´s que tiveram a aplicação do método desenvolvido por Mestre Tigrão, os CCa´s Santa Cecilia, Ibirapuera e Santo Antonio. Teve inicio a cerimonia as 14 horas, a pontualidade é uma questão seguida rigorosamente na Corrente Libertadora, ao final tiveram algumas frutas e sorvetes, pra finalizar com uma roda de capoeira com bastante axé, e assim a Corrente Libertadora terminou suas atividades com chave de ouro expondo no telão as suas atividades desenvolvidas no projeto Ponto De Cultura da Secretaria Municipal de Cultura.