No ultimo dia 13 de junho, na Pontificia Universidade Católica (PUC-SP), foi apresentada a dissertação de mestrado de Regiane Luzia Lopes, que há muitos anos é aluna e importante colaboradora da Associação Cultural Corrente Libertadora.
O excelente trabalho de Regiane, com o tema: “Capoeira é Liberdade! A Experiência político-cultural da Associação Cultural Corrente Libertadora em São Paulo (1976-2004)” obteve a nota máxima, elogiado pela banca e muito apreciado pelos presentes, que se emocionaram com o resgate da história da entidade, a construção da sua ideologia, a resistência política e com o registro dos relatos das experiências dos seus fundadores e alunos.
A metodologia desenvolvida pelo Mestre Tigrão e seu importante trabalho na utilização deste instrumento pedagógico para a inclusão social também fazem parte da dissertação de Regiane.
A apresentação também foi enriquecida com comentários sobre questões problemáticas atuais da capoeira, suas transformações e atualizações, que preservam-na enquanto cultura popular.
Após a defesa da tese,”rolou” até uma capoeira, na frente da PUC, veja o vídeo anexo.
Cabe a Associação Cultural Corrente Libertadora agradecer “de coração” a Regiane pelo seu trabalho, admirar todo o seu empenho para esta conquista, sempre na capoeira, instrumento de luta pela vida!
As pessoas que se interessarem em conhecer esta dissertação podem recorrer diretamente a PUC e também apontamos o email de Regiane:
regiane.historia@gmail.com
Parabéns Rê! Essa conquista é toda nossa!!!
ResponderExcluirbjs no coração.
Olá Regina, tudo bem?
ResponderExcluirMeu nome é Andréa sou professora de Filosofia e gerontóloga e fiquei muito interessada em ler a sua dissertação. Seria possível eu ter acesso á ela? Parabéns pelo seu trabalho.Aguardo resposta.
Obrigada,
Andréa Kub.