segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vivencia na E.E. Clarice seiko ikeda Chagas


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país.




 A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.


Assim como a Capoeira está envolvida nesse cenário de luta, a Corrente Libertadora recebeu o convite da E.E. Clarice Seiko Chagas para fazer uma vivencia sobre a cultura da capoeira, maculelê e outras artes que tem suas origens em matrizes africanas.




  Assim então, aconteceu uma conversa para explicar um pouco dos instrumentos que são utilizados em rodas de capoeira, a historia por trás, como são feitos. Atabaque, Berimbau, a cabaça, os bastões são alguns exemplos.
Em seguida foram apresentados um pouco mais dessa cultura com o jogo, Lucas, Renato, Hari, Renan, Gilson e Tigrão fizeram a roda de Capoeira e Maculelê.




Nenhum comentário:

Postar um comentário