quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Brasil





Brasil
"Gigante pela própria natureza"

Nossa riqueza cultural não é menor do que nossa beleza Natural, onde a flora e a fauna encantam o planeta.

Possuímos um clima variado e um povo extremamente hospitaleiro. Somos um país aberto para o novo, para a mudança, e principalmente para a evolução!

O indivíduo é a sua memória, e o que define sua personalidade são: suas lembranças de infância, o que experimentou, o que sentiu. Aqueles sabores, sons, cores, fases de vida, sofrimentos, lutas, derrotas, vitórias, superações. São estas recordações da vida que definem a personalidade de cada um.

Da mesma forma, é a memória coletiva que molda a vida de uma nação, que define sua cultura. É a soma destas individualidades que definem o brasileiro e o Brasil.

A preservação da cultura brasileira e de suas raízes é primordial para construção da nossa identidade. Nós somos a nossa cultura. Somos: barrocos, Aleijadinhos, sacis, índios, negros, europeus, cordel, maracatu, samba, atabaque, Capoeira, etc.

Estamos descritos nos versos de Drummond, de Quintana, de Bilac. Somos Macunaíma. Temos as nossas Vidas Secas. Vivemos nos Sertões. Este é o nosso RG, o nosso curriculum vitae, está impresso nas digitais da alma brasileira. Só assim nos reconhecemos é que seremos reconhecidos.

Com uma cultura forte e viva, enfrentaremos a globalização sem esquecermos que somos brasileiros.

Texto: Lilian Cruz

Um comentário:

  1. Quanto desdobramento Lilian. Parabéns!!!
    Obrigada pela possibilidade de reflexão.
    Bjs, Conce

    ResponderExcluir