quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Depoimentos de Alunos

Renato Freitas Apelido:Palmito

Pô num sei nem por onde começo..é tanta coisa legal, mas vou falar. Comecei em 2001, na Corrente Libertadora lá no Joerg Bruder com o Mestre Tigrão,comecei numa sexta-feira junto com a minha irmã, no sábado entro o Marcelo, Henrique, André e Werverson eram os moleques da mesma faixa etária, eu era pouca coisa mais novo... No começo eu nem treinava direito, eu mas enrolava, o Tigrão me deixava gingando quando ele saia eu parava e sentava, mas naquela época tinha muitas pessoas que faziam vários mortais, jogavam muito, ai eu ficava meio acanhado, mais eu ia pra capoeira, via o Kamon, Roco, Doido, Bruce, Denis, Lucas, a Cris,Vampiro, Marcia, Dani, Capão, Brinca, Morcegão, Pio, Thiago, Glaucia, Tato, Caverninha, Rasgado, Fernandinha, Pixaim, Cristian, Bruce, Bahia, Karen, Eduardo, Bahia...Entre outros que jogavam, pulavam e foram minha inspiração também, teve uma vez o Doido (que infelizmente foi assassinado) ele pulou 15 pessoas no mortal de frente e eu era o ultimo, ele pulou todos e caiu em pé quem escuta parece até mentira, mais eu sou a prova viva hehe, a Corrente trabalhava com muitos deficientes físicos e mentais, e muitos meninos de abrigo que morava nas ruas, eu cresci vendo isso me ajudou desde criança a olhar pelos menos favorecidos, eu aprendi a ser mais humilde a escutar os outros.., Enfim muitas coisas, no batizado de 2001 em não peguei cordão mais o batizado foi muito louco, foi onde é a quadra de futebol do Bruder, a corrente fazia outros trabalhos no buraco do sapo  "Cejole", tinha Sinhazinha Meireles, Ação Largo 13. Casa da Praça, Projeto Casarão e Luta pela Liberdade, que encheu a quadra de capoeiristas da corrente, em 2002 entro na corrente um rapaz chamado Juscelino ele tinha paralisia infantil, ele andava na posição de Lotus (uma perna em cima da outra) e si arrastava em cima do skate, mais andava mais com a mão no chão... Nas apresentações o Tigrão sempre mi colocava pra jogar com ele e eu gostava muito e também aprendi muito com ele, teve uma apresentação que eu nao esqueço no dia de Combate contra a Aids na praça da patriarca foi muito bom tinha muitas pessoas no evento reunidos em um lugar de conscientização para crianças jovens e adultos, até tinha um projeto "Trance Essa Ideia", que era umas fitas que representa o sexo, a paz, o amor...enfim 2002 me batizei o vampiro mi derrubo e o Marrelo foi meu padrinho, moro no capão redondo desde 95, infelizmente vi um homem sendo morto em 2003; e com isso fiquei com uma doença chamada Síndrome do Pânico, na qual eu ficava com falta de ar, e com isso parei de fazer capoeira, mas o Tigrão e a Laura sempre me ligavam; falavam com minha mãe sempre me ajudo muito..ai eu ia no psicólogo e vi que num estava adiantando nada...ai eu parei e pensei: "Caramba eu to com um problema psicológico e aqui em casa mal, mas na corrente conheci o Juscelino que nunca ficou em pé, e nem vai ficar devido a paralisia Infantil, vários moleques de rua, pessoas com deficiência mental; e tava sempre sorrindo sempre ali Feliz" ai foi da onde eu tirei forças pra voltar e também comecei ir pra catequese, e Graças a Deus eu superei esse problema, em 2008 eu voltei a treinar tinha saído muita gente devido trabalho, religião, etc...lembrei também do mestre Maurício fundador da corrente que infelizmente o tempo que eu fiquei fora ele veio a falecer mais pra mim foi um homem muito importante via ele de vez em quando na corrente mais tinha um bom coração. Continuei treinando em no começo de 2010 dei oficina de capoeira no Shopping Interlagos, com a autorização do mestre, e o Mestre Tigrão me chamo para começar a dar oficina No Projeto Pequeno Príncipe em Parelheiros, onde venho desenvolvendo um trabalho até hoje, também passou por lá o Fanho, e o Lucas que logo mais vai ta comigo lá de novo, e também estamos No Projeto Periferia Ativa aqui no Capão ao lado da minha casa onde até o Mano Bronw gosto da idéia e nos ajudo, e eu me sinto muito feliz vendo que as crianças aprendem, se divertem vêem, que tem capacidade de dar mortal, de respeitar o outro, de fazer movimentos, pra mim meus alunos são como meus filhos!.Então só queria dizer que a Capoeira e a Corrente pra mim é tudo ao Mestre Tigrão e Mauricio sem palavras, a Magnólia ao Eufraudiusio e a todos que praticaram lá agradeço que foram minha inspiração to com a Corrente até o fim,e com toda historia que ela tem agente planeja continua trabalhando com crianças de situação de risco, deficientes, e todos para lembrar que a capoeira é pra todos principalmente para aqueles menos favorecidos é Cultura é esporte é dança, é luta, ela é rica ..Se sou o que sou hoje devo muito a Corrente Libertadora ao Tigrão e todos que aqui passaram...

                                                                          Um Grande Abraço a todos...Renato

'Ao povo que estão presente,e que tem boa qualidade,Olhe pras letras da música que só falam a VERDADE.."  (Mestre Mauricio)

"O operário é o Escravo de hoje,A Industria é o Canavial!!! " (Magnólia)

"Obrigado Negro foi você quem criou a capoeira!" (Mestre Tigrão)

" Eu quero é lutar para vida melhorar,o sorriso tem toda beleza natural de toda criança,é a potência é a riqueza,é a vida é a esperança!!!" (mestre Eufraudiusio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário